Marcelinho Elgarten, levantador



foto


http://www.madeinbrazil.gr/marcelinho.jpg

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/images/20081207/01_20081207marcelinho.jpg

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2E41/1A58/012E/48CF/54A1/2714/Marcelinho-volei-210211-450x338-cbv.jpg



http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15351493-EX,00.jpg

foto

foto

foto

Marcelo Elgarten, mais conhecido como Marcelinho (Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1974), é um jogador de voleibol brasileiro que atua como levantador.

Marcelo Elgarten começou a jogar vôlei incentivado pelo seu irmão mais velho, Flávio Elgarten, no Clube Israelita Brasileiro (CIB - Rio de Janeiro). Em 1993, após vencer o Campeonato Mundial Juvenil, firmou seu primeiro contrato como jogador profissional com o Papel Report Suzano. Na equipe do técnico Ricardo Navajas, ganhou inúmeros títulos regionais, nacionais e internacionais.

Na temporada 96/97 venceu sua primeira Superliga como titular absoluto do time de Suzano. Jogando ao lado de estrelas do vôlei nacional e internacional, como Giovane Gavio, Max, Janelson, Brian Ive (americano) e Russlan Olikver (russo), Marcelinho foi considerado o Melhor Levantador da Superliga. Feito que se repetiu na temporada 98/99 quando defendia o time da Olimpikus, então sediado no Rio de Janeiro.

No final de 1999 o levantador da seleção brasileira se transferiu para a Itália, onde foi defender o modesto time da cidade de Palermo (Sicília), o Iveco Palermo. Jogando ao lado de ídolos do vôlei como Luca Cantagali (italiano), Vigor Bovolenta (italiano), Angel Dennis (cubano), Hendrik Held (holandês), entre outros, Marcelinho foi peça fundamental para a classificação do seu time para os play-offs da liga italiana. Nos play-offs, o time de Palermo - comandado pelo técnico argentino Raul Losano - conseguiu um feito até então improvável vencendo o líder absoluto da primeira fase, o Sisley Treviso, por 3 jogos a 1. No quadrangular final o time da Sicília terminou em terceiro lugar.

De volta ao Brasil na temporada 2000/2001, o levantador carioca integrou o time de Três Corações (MG), sob o nome de Vasco da Gama Três Corações. Vascaíno de coração, Marcelinho teve a oportunidade de defender o seu time ao lado de antigos companheiros como Olikver, Max e Giovane. Naquela oportunidade foram campeões cariocas e terceiro colocado na Superliga.

Antes de voltar para Europa, onde defende o time grego do Panathinaikos, Marcelinho jogou na Unisul de Santa Catarina, ganhado mais uma Superliga.

Na seleção brasileira principal, Marcelinho foi convocado pela primera vez em 1997, pelo técnico Radamés Latari. Desde então, o levantador tem participado das principais campanhas da seleção. Alheio às controvérsias entre o técnico Bernardo Resende (Bernardinho) e o levantador titular Ricardinho (Ricardo Garcia), comandou a equipe brasileira na vitória pela medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Hoje, defende novamente o time da Unisul, sediada agora em Joinville, Santa Catarina.

Em 12 de agosto de 2008 nasce Pedro o primeiro filho do jogador com a esposa Raquel.