Emanuel bate Franco em duelo de veteranos e leva ouro no MT




Chega a ser redundante falar em experiência com Emanuel e Franco em quadra. De lados opostos na final da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, os dois veteranos mostraram que, mesmo com o forte calor, ainda lhes sobra categoria. No tie-break de um jogo emocionante, a frieza e o entrosamento do paranaense com Alison fizeram a diferença. Após salvarem dois match points em um set espetacular, os dois levaram seu primeiro título na temporada, também o primeiro no Mato Grosso.

Alison e Emanuel - etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Com a conquista, Emanuel se iguala a Juliana e Larissa em números de títulos no estado. Em 2003, 2006 e 2008, o paranaense havia sido campeão ao lado de Ricardo. No currículo, foi o 55º título da carreira em 91 finais disputadas.

- Foi um dos melhores jogos desta temporada. Franco e Bruno jogaram muito bem e mostraram a razão de terem alcançado a final. Foi muito gratificante mais uma vitória aqui - disse Emanuel, eleito o melhor em quadra.

Na disputa pela medalha de bronze, Bruno e Hevaldo levaram a melhor. Os dois superaram Evandro e Vitor Felipe em sets diretos, com parciais de 21/16 e 21/11.

O jogo

O primeiro set começou muito parelho, com as duas duplas escapando bem dos bloqueios. Quando Alison ergueu o paredão, o placar ganhou elasticidade. O Mamute pontuou duas vezes seguidas no fundamento e ganhou confiança , virando bola mesmo longe da rede. Com habilidade, Emanuel cuidou do fundo de quadra para que a vantagem fosse mantida, até encerrar a parcial em 21/15.

Franco e Bruno voltaram melhores, explorando o bloqueio de Alison a seu favor e colocando Emanuel para correr mais. Em uma bola fora do paranaense, abriram 7 a 3. A dianteira, porém, encolheu rapidamente a partir daí. Emanuel esbanjou categoria para encontrar espaços no corredor, atacando quase sempre em cima da linha. O empate veio em ataque muito curto, na rede, de Bruno.

A partida ficou mais emocionante, e Bruno reclamou muito após ter um ponto de bloqueio invalidado sob a alegação de toque na rede. A parceria chegou a perder a frente, mas se recuperou na sequência com uma atuação de gala de Franco e serviço eficientíssimo de Bruno. Os dois ganharam moral e marcaram 17 a 12. Alison, no bloqueio, ainda renovou o fôlego da dupla, mas sacou para fora no ponto que decidiu a parcial: 21/16.

O tie-break teve um rali atrás do outro. Em um, quando o juiz de linha marcou bola fora de Alison, Emanuel xingou e recebeu cartão amarelo. Desestabilizado, o campeão mundial atacou para fora no ponto seguinte. A vantagem chegou em 7 a 3, mas o tempo técnico renovou as energias dos medalhistas olímpicos. O Mamute voltou a virar todas junto à rede e, em uma largadinha na diagonal curta, Emanuel virou em 9 a 8.

A dianteira trocou de dono mais uma vez pelas mãos de Bruno, que cravou três ataques seguidos na areia. De bloqueio, Franco fez 12 a 9. Alison e Emanuel cresceram e, no ponto que poderia ser o de empate, o jogo ficou quente. O juiz de linha marcou bola fora e o capixaba, revoltado, reclamou muito. O juiz de rede desceu, conferiu a marca e manteve a decisão. A torcida, que antes vibrava com os dois times, tomou partido dos campeões mundiais. Emanuel empatou em 13 a 13. Alison e o parceiro evitaram a vitória dos rivais uma vez cada um. A vantagem trocou de lado, e Franco e Bruno salvaram dois match points. Porém, apenas adiaram a comemoração dos adversários. Em um bloqueio perfeito, Alison fechou em 20/18 e ergueu Emanuel no ar.